Imagem de destaque Prefeitura implanta ações para promover a saúde dos servidores

Prefeitura implanta ações para promover a saúde dos servidores


A Prefeitura de Montes Claros, através da ação conjunta de diversos setores da administração, está implementando um programa de medicina preventiva e promoção da saúde para os servidores públicos do município. O programa consiste no levantamento estatístico e epidemiológico e na análise dos principais fatores que levam o servidor a se afastar do trabalho, além de implantar medidas protetivas e preventivas à saúde do trabalhador.

Desde o mês de agosto, palestras e atividades direcionadas estão sendo realizadas. Em novembro, o foco foram os servidores da varrição, os garis. Nas reuniões de grupo com os garis nos locais de referência, os chamados ponto de apoio, foram realizados testes de glicemia capilar, aferição da pressão arterial e o levantamento do estilo de vida dos servidores. Essas informações estão sendo verificadas pelos analistas do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) que já iniciaram a busca ativa dos trabalhadores que apresentaram alteração dos parâmetros de saúde.

De acordo com estudo estatístico previamente realizado, o maior número de atestados apresentados pelos garis são de problemas musculares, acompanhados pelo grupo de lesões, seja por cortes, traumas fechados ou até mesmo expostos, este último em menor índice. Porém o que chamou a atenção foram os altos índices de glicemia capilar e pressão arterial alterados. Os profissionais do setor retornarão aos locais visitados para fazer nova verificação dos dados vitais dos servidores e realizar trabalhos em grupo sobre prevenção à hipertensão arterial e controle da glicemia capilar, além de hábitos saudáveis de vida.

A proposta, segundo Bianca Brandão, coordenadora do Sesmt, é acompanhar periodicamente o estado de saúde desses servidores a partir de reuniões de grupo com orientações e verificação dos parâmetros de saúde. Bianca informou ainda que o serviço de Segurança e Medicina do Trabalho está deixando de ser somente um local para receber atestados médicos e realizar perícia e passando a cumprir verdadeiramente seu papel, trabalhando, principalmente, com a promoção da saúde, prevenção das doenças no exercício profissional e controle dos riscos ambientais.