Imagem de destaque Prefeitura vai disponibilizar Wi-Fi grátis nas praças e parques

Prefeitura vai disponibilizar Wi-Fi grátis nas praças e parques

08/08/2019 - 16:26
ASCOM | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros realizou, na manhã desta terça-feira, 6, uma audiência pública com o objetivo de discutir o projeto ONDA VERDE, que irá oferecer conexão de internet sem fio (Wi-Fi), com velocidade mínima de 512 kbps por dispositivo conectado, em 43 praças e parques da cidade. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura, que tem como objetivo promover a inclusão digital e a apropriação do espaço público. O número simultâneo por localidade será de 150 usuários, em média, podendo o usuário reconectar quantas vezes quiser.

Segundo informou o diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, Reinan Oliveira Brito, a ideia é fazer uma parceria com empresa particular, que poderá oferecer o serviço de forma gratuita, podendo, como contrapartida, veicular anúncios publicitários aos usuários.

Um representante da empresa Connect Serviço de Acesso à Internet participou da audiência pública, que também teve a presença da Presidente da Comissão Permanente de Licitação e Julgamento (CPLJ) da Prefeitura, Priscila Batista Almeida, do diretor de Tecnologia da Informação, Reinan Oliveira Brito, do secretário da CPLJ, Diosmar Soares da Silva, e de Pollyanna Queirubina Souza Prates, também componente da CPLJ.

Segundo o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues de Jesus, o objetivo do projeto é "garantir a inclusão digital da população, em todas as praças e parques da cidade, atendendo uma determinação do prefeito Humberto Souto de que todos tenham acesso à internet nas áreas verdes”.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, este programa tem como objetivo, além de disponibilizar internet gratuita, encorajar a cidadania por meio da inclusão digital. "Esperamos que o Wi-Fi também seja a porta de comunicação da Prefeitura para propagar suas campanhas, compartilhar os resultados e divulgar todas as suas ações, que não são poucas. Esperamos ainda que a Internet livre venha fortalecer as ações de estímulo à cultura digital na cidade e promova uma ocupação cada vez maior dos nossos espaços públicos, não somente para a proteção, mas principalmente para a fiscalização de nossas áreas verdes, para que não sejam depredadas”, disse.