Imagem de destaque Dança de salão, ginástica e yoga para aliviar tensões e promover qualidade de vida dos servidores

Dança de salão, ginástica e yoga para aliviar tensões e promover qualidade de vida dos servidores

27/11/2019 - 17:13 | atualizado em 29/11/2019 - 15:38
ASCOM | Texto: | Fotos:

Para reduzir o stress e os problemas de saúde, especialmente aqueles relacionados às atividades laborais, estimulando o aumento da produtividade e a integração dos servidores, o Prefeito Humberto Souto determinou ao Secretário de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues de Jesus, o desenvolvimento de um programa especial de melhoria da qualidade de vida para os servidores públicos municipais. As atividades estão sendo realizadas na Coordenadoria de Segurança do Trabalho e Assistência à Saúde, em sua nova sede localizada na avenida Dr. João Luiz de Almeida, nº 719, esquina com rua Dona Tiburtina. Nas segundas e terças-feiras, de 16 às 17 horas, são ofertadas aulas de yôga, e, nas terças, quintas e sextas-feiras, das 18 às 20 horas, de dança de salão. As atividades são gratuitas e abertas a todos os servidores. 


Visando promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, a Coordenadoria também está realizando, nas terças e quintas-feiras, a partir das 18 horas, no Pátio da Prefeitura, aulas de ginástica aeróbica. Segundo a socióloga e psiquiatra, Andreia Mosqueira, as atividades são importantes para estimular a integração entre os servidores das diversas secretarias, melhorando os relacionamentos internos. “A dança alivia as tensões e evita o excesso de stress e, com a noção de espaço e de tempo mais aguçadas, as pessoas têm mais atenção e disciplina para desempenharem as suas atividades”, destaca.


A equipe multidisciplinar tem realizado ainda diversos projetos com o objetivo de fortalecer as relações entre os servidores e a administração municipal. Um exemplo é o “Crescendo Juntos”, desenvolvido desde agosto de 2018 em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e que incentiva as mães servidoras a fazerem o plantio de uma árvore. Logo após o nascimento do bebê, explica Andreia, a equipe faz uma visita domiciliar de boas vindas e presenteia a família com uma muda de árvore que deve ser plantada e cuidada pela família. “A árvore, assim como o recém-nascido, também precisa de cuidados e de um ambiente sustentável e agradável para se desenvolver de forma adequada” destaca. 


A Coordenadoria tem promovido também diversas atividades em datas comemorativas como o Dia do Trabalhador, o Dia Internacional da Mulher e o Dia do Servidor, quando foi oferecido um café da manhã no hall da Prefeitura. Para agradecer os anos de dedicação e serviços prestados o setor tem realizado uma solenidade em homenagem aos novos aposentados vinculados ao Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros – PREVMOC. A programação, que acontece desde agosto de 2018 na nova sede da Coordenadoria, conta com a presença do presidente do PREVMOC, Eustáquio Filocre Saraiva, e do Secretário de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues de Jesus. Além de uma palestra motivacional, os novos aposentados ouvem depoimentos de servidores que já não estão mais na ativa e recebem um singelo troféu.

 

 

 

 

Brasão SEPLAG - Secretaria de Planejamento e Gestão
É assim, com honestidade e trabalho, que a cidade voltou a funcionar!

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil