Imagem de destaque MODERNIDADE - Prefeitura digitaliza diversos serviços para facilitar a vida da população

18/05/2020 - 17:42 | atualizado em 20/05/2020 - 15:25
ASCOM | Texto: ASCOM | Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros, com o objetivo de agilizar os serviços ofertados e evitar a transmissão da COVID-19, transferiu para o site oficial diversas funções que antes só podiam ser realizadas pessoalmente, na sede do Executico Municipal. A implantação dos serviços online foi feita pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura.

“A pós-pandemia transformará o comportamento de todos nós e o institucional também, incluindo instituições públicas e privadas. Os serviços online agilizam as secretarias e o trabalho dos nossos servidores“, explica a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Celeste Leite Fróes.

As secretarias municipais de Finanças, Infraestrutura e Planejamento Urbano, e Planejamento e Gestão são as que mais possuem serviços online, incluindo emissão de IPTU, guia de recolhimento, nota fiscal, emissão de taxas diversas para iniciação de processos, envio de atestados e outros. “Nós tivemos uma ampla aceitação da Nota Fiscal Avulsa, serviço que tem sido muito elogiado pela população. É possível fazer tudo online, e nosso chat tem sido bem utilizado. Para a pasta facilitou muito, diminuímos o custo operacional em razão dos serviços ofertados online”, relata o secretário de Finanças, William César Rocha.

As páginas das três secretarias possuem chats onde é possível tirar dúvidas e entrar em contato com os atendentes. Quando o serviço está offline, a dúvida fica arquivada e é respondida assim que um atendente fica disponível. "O importante é que facilitou muito a vida do contribuinte, agilizando os processos. Trouxe modernização administrativa e desburocratização aos nossos serviços”, afirma Guilherme Guimarães, secretário de Infraestrutura e Planejamento Urbano.