Imagem de destaque Novidades na nova sede da medicina do trabalho

Novidades na nova sede da medicina do trabalho

13/11/2019 - 14:23 | atualizado em 25/11/2019 - 14:25
ASCOM | Texto: | Fotos:

Desde o mês de fevereiro deste ano, por determinação do Prefeito Humberto Guimarães Souto, a Coordenadoria de Segurança do Trabalho e Assistência à Saúde, da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão de Montes Claros, está funcionando em um novo espaço, localizado na avenida Dr. João Luiz de Almeida, nº 719, esquina com rua Dona Tiburtina. O local, que é mais amplo e confortável, fica próximo à Prefeitura e tem garantido um atendimento diferenciado aos servidores públicos do município. Além de realizarem a perícia médica e a validação dos atestados, os servidores estão podendo contar ainda com diversas ações de promoção à saúde, inclusive com acompanhamento psicossocial.

Segundo explica o Secretário de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues de Jesus, no novo endereço estão funcionando os serviços de perícia médica, de segurança do trabalho e assistência social e psicológica. “A Secretaria de Planejamento e Gestão, pensando em garantir um atendimento mais humanizado ao servidor criou uma equipe multidisciplinar que conta com uma socióloga, uma enfermeira, uma psicóloga e uma assistente social que fazem um acompanhamento individual de todos os servidores que procuram a unidade e que estejam enfrentando problemas mais graves de saúde”.

A psicóloga Sterfane Figueiredo Guimarães explica que, além do atendimento psicológico que acontece às terças e quintas-feiras de 12:00 às 17:00 horas, na sede da Medicina do Trabalho, a equipe também realiza ações de promoção à saúde nos locais de trabalho. “Estamos promovendo oficinas e palestras sobre o papel das lideranças, as relações interpessoais, os problemas relacionados ao assédio moral, sempre com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida do servidor, especialmente no local de trabalho”, destaca.

Os servidores que estão enfrentando problemas sérios de saúde, inclusive aqueles relacionados à dependência de álcool e outras drogas, também estão recebendo um atendimento especializado diferenciado, explica a assistente social, Fátima Castro. “Depois de passar pelo acolhimento, o servidor que está com dificuldade de retornar ao trabalho ou aqueles que estão com pouca frequência, são encaminhados para um atendimento específico, de acordo com suas necessidades. Além do acompanhamento psicológico, fazemos ainda visitas domiciliares aos servidores mais necessitados e também buscamos atendimento junto à Secretaria Municipal de Saúde para os casos mais graves que precisam de serviços mais especializados”, conta.

A enfermeira Sileide Pereira, explica que, além do atendimento individual, a equipe também tem realizado diversas campanhas de prevenção a doenças e de promoção à saúde. “Neste mês de setembro fizemos três dias de atividades no hall da Prefeitura dentro da programação da campanha Setembro Amarelo, que fez um alerta sobre a necessidades de prevenção ao suicídio”. Segundo ela, a equipe também realiza atividades em ocasiões como o Dia Internacional da Mulher, que foi comemorado com a “Semana da Mulher”, e durante campanhas como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”. “Na última campanha do Outubro Rosa fizemos mamas artesanais e distribuímos para pacientes com a doença e que precisaram fazer a retirada de uma das mamas. Foi muito emocionante”, destacou.

 

 

 

 

Brasão SEPLAG - Secretaria de Planejamento e Gestão
É assim, com honestidade e trabalho, que a cidade voltou a funcionar!

Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002 | Montes Claros - MG-Brasil