Imagem de destaque Prefeitura lança campanha de doação de sangue para servidores municipais

Prefeitura lança campanha de doação de sangue para servidores municipais

06/06/2022 - 14:14
ASCOM | Texto e fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão e Fundação Hemominas, por meio da Medicina do Trabalho, lançou a campanha “Servidores Municipais Unidos: Doando Sangue, Salvando Vidas”.

O objetivo da campanha é aumentar o número de doações de sangue, uma vez que as demandas crescentes e diárias de sangue requerem do órgão um trabalho de captação de doadores, mediante estratégias que busquem contribuir com o estoque de sangue para atendimento à população.

Para isso, pretende-se sensibilizar os gestores e servidores municipais a respeito da doação voluntária de sangue e estimular a doação de sangue entre os gestores e servidores municipais da Prefeitura.

A medida acontece no chamado “Junho Vermelho” em referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de Junho, data fixada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A secretária municipal de Planejamento e Gestão, Celeste Leite Fróes, disse que o projeto é uma conscientização para contemplar todas as secretarias. “A doação de sangue é um gesto simples que ajuda a salvar vidas. Nosso objetivo é estimular o máximo possível de servidores a se integrarem nessa causa. É o início de uma grande corrente de solidariedade para ajudar a manter os estoques do Banco de Sangue de Montes Claros abastecidos não apenas em datas específicas, mas continuamente”.

Já a diretora de Gestão de Pessoas, Suerlene Gonçalves, lembrou que o estatuto do servidor público municipal prestigia a causa, “a Lei Municipal concede ao servidor público a possibilidade de se ausentar dos postos de trabalho por 01 (um) dia, em razão da doação de sangue, sendo o reconhecimento de um direito maior de solidariedade”.

O que é preciso para ser um doador:

•         Estar em boas condições de saúde;

•         Ter idade entre 16 e 67 anos (entre 16 e 18 anos precisa autorização do responsável legal);

•         Pesar, no mínimo, 50 kg;

•         Estar descansado e alimentado;

•         Apresentar documento oficial com foto.

Informações ou Dúvidas

Medicina do Trabalho

Avenida Dr. João Luiz de Almeida, nº. 719 - Centro (esquina com rua Dona Tiburtina)

(38) 2211-3019/2211-3010

 

Fundação Hemominas

R. Urbino Viana, 640 - Vila Guilhermina

(38) 3218-7800