Imagem de destaque Prestação de contas da SEPLAG mostra eficiência nos gastos municipais

Prestação de contas da SEPLAG mostra eficiência nos gastos municipais

19/12/2019 - 17:42
ASCOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal

Foi realizada nesta quinta-feira, 19, na sede da Prefeitura de Montes Claros, a prestação de contas da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG). A reunião contou com a presença do secretário da pasta, Cláudio Rodrigues, e de técnicos da Secretaria.

Os números apresentados foram positivos e demonstram a eficiência administrativa implementada nos últimos anos. Em três anos, foi realizado um intenso trabalho de mapeamento do patrimônio municipal, levantando em cada Secretaria a quantidade de itens existentes. Hoje o município tem total conhecimento do seu patrimônio, o que possibilita um maior controle.

Na gestão de contas, um grande avanço foi obtido pela atual administração na redução de gastos. Somente com telefone e cópias reprográficas, o município obteve uma redução de 60% no consumo nos últimos três anos. Os gastos com cópias reprográficas em 2017 chegavam a R$ 69.599,32, tendo baixado para R$ 29.657,25 neste ano. Já os gastos com telefone passaram de R$ 244.968,30 para R$ 80.629,13, no mesmo período.

Com o objetivo de reduzir gastos, uma comissão analisou 1.006 hidrômetros e medidores de energia. Foram desligados 63 instalações desnecessárias. Em setores importantes a economia foi significativa. O consumo de água no setor de Educação, por exemplo, foi reduzido em 31,78%, entre 2017 e 2019. A Secretaria de Meio Ambiente foi responsável por uma economia ainda maior no período, chegando a 43,79%.

No consumo de energia se destacaram as secretarias de Agricultura e Educação. A Agricultura promoveu uma economia de 11,15% no consumo nos últimos três anos. Já a Educação reduziu os gastos em 9,26%.

Outro destaque em questão de eficiência foi com relação à frota de veículos do município. A implantação de monitoramento eletrônico permite que qualquer cidadão acompanhe, em tempo real, o deslocamento da frota. Pela primeira vez na história do município a prestação de contas referente aos abastecimentos e manutenções está sendo realizada dentro do prazo, conforme cronograma do TCE/MG.

O maior controle fez com que os gastos com manutenção de veículos fossem reduzidos. Com a frota da Secretaria de Educação, por exemplo, foram gastos R$ 230.815,53 com manutenção em 2018. Este número baixou para R$ 188.347,23 em 2019. Já a Secretaria de Saúde baixou os gastos, no mesmo período, de R$ 234.659,84 para R$ 210.395,88.

A prestação de contas também mostrou a importância da instalação de corrimãos no prédio da Prefeitura, além das obras de acessibilidade na Prefeitura e na Rodoviária. Foi destacada ainda a reestruturação de toda a rede elétrica da Prefeitura, que será feita em 2020.