Imagem de destaque Rastreamento veicular garante racionalização do setor de transporte

Rastreamento veicular garante racionalização do setor de transporte

09/12/2019 - 10:18 | atualizado em 10/12/2019 - 17:07
ASCOM | Texto: | Fotos: Fábio Marçal

A partir deste mês de dezembro, por determinação do Prefeito Humberto Souto, toda a frota de veículos da Prefeitura Municipal de Montes Claros passou a ser monitorada em tempo real por um sistema de rastreamento veicular. A implantação dos equipamentos começou a ser feita em 2017, em 18 caminhões compactadores da limpeza urbana. A iniciativa, como explica o Secretário de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues de Jesus, além de garantir a otimização do uso dos veículos da frota municipal também vai permitir a redução dos gastos com combustível.

O sistema, que pode ser acessado por qualquer cidadão através do site da Prefeitura ou por um aplicativo instalado no celular, permite que o usuário identifique o veículo pela sua placa e faça o acompanhamento de seu deslocamento. O aplicativo, explica o Gerente de Transporte, Lucas Gomes, permite que o setor de Transporte faça o monitoramento do trajeto do veículo e também da velocidade do automóvel. “Fazemos o acompanhamento de toda a frota diariamente e quando registramos velocidades incompatíveis com o local onde o veículo está trafegando, alertamos o motorista. Caso ele insista em alguma conduta inadequada pode sofrer uma advertência funcional”, comenta.

Além de contar com o sistema de monitoramento através do rastreador por satélite, o setor também controla a utilização dos veículos através da Autorização de Circulação Veicular (ACV). De acordo com o Gerente de Transportes, todo motorista precisa preencher a ACV durante a utilização do veículo, registrando todos os dados relativos ao uso do veículo como quilometragem inicial e final, horário de saída e chegada e o destino. “Com o monitoramento por satélite, os percursos percorridos ficam armazenados na memória do programa e podemos conferir se os usuários utilizaram o veículo para cumprir o serviço previsto ou se ouve algum desvio no trajeto ou utilização indevida do veículo”, explica.

O Secretário de Planejamento e Gestão enfatiza que, com a implantação do novo sistema, além de inibir o mau uso dos veículos, a utilização racional dos equipamentos e de promover a redução dos gastos, toda a população pode acompanhar a prestação do serviço, garantindo a transparência do uso dos recursos públicos.